Criminosos usam apps de reuniões online para infectar vítimas, avisa Kaspersky

23 de abril de 2020 0
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

As videochamadas se tornaram muito populares depois das medidas de isolamento social e restrições domésticas, uma vez que nos permitem estar próximos da família, amigos e colegas. Sabendo que os cibercriminosos não hesitam em usar qualquer oportunidade para disseminar malware, os especialistas da Kaspersky investigaram o cenário atual de ameaças que usam como iscas esses apps de reunião online.

A análise da Kaspersky constatou que o Skype é a marca mais usada pelos cibercriminosos em seus golpes, com um total de 120.000 arquivos suspeitos disfarçados da tradicional aplicação de videochamadas. Em seguida, o levantamento identificou mais 1.300 arquivos maliciosos, que se disfarçavam de Zoom (42%), WebEx (22%), GoToMeeting (13%), Flock (11%) e Slack (11%).

Porcentagem de ameaças que disseminam malware usando o nome de apps populares para videoconferência (golpes usando o Skype não foram contabilizados, já que este lidera com folga)

Entre os arquivos suspeitos, foram encontradas imitações simples dos programas reais e, entre os arquivos verdadeiramente maliciosos, estavam alguns malware. Destacam-se duas famílias de adware – programa que exibem propagandas de forma abusiva: DealPly e DownloadSponsor.

Geralmente, os adware infectam um dispositivo quando o usuário faz um download de algum app fora da loja oficial. Embora este programa não gere perdas financeiras, ele representa ainda um risco à privacidade .

Além disso, os especialistas da Kaspersky encontraram malware se disfarçando de arquivos .lnk (atalho de programas, que são os ícones no desktop para acessar rapidamente os programas mais usados). A grande maioria das detecções foram do Exploit.Win32.CVE-2010-2568, um programa malicioso antigo, mas popular e que permite que o cibercriminoso infecte o dispositivo com outros programas maliciosos.

“Não identificamos um aumento drástico no número de ataques ou no número de arquivos disfarçados de aplicativos populares de videochamada. Esses ataques estão moderados. Ao mesmo tempo, consideramos importante informar as pessoas sobre a existência de tais ameaças. No cenário atual, quando a maioria de nós está trabalhando em casa, é extremamente importante garantir que o que usamos como ferramenta para reuniões online seja baixado de uma fonte legítima, configurado corretamente e sem vulnerabilidades graves”, afirma Denis Parinov, especialista em segurança da Kaspersky.

 

FONTE:
SECURITY BRASIL

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


A Cipa Fiera Milano é especializada em feiras de negócios e publicações técnicas e tem como objetivo, aproximar organizações e criar oportunidades de relacionamentos, por meio da realização de grandes feiras e publicação de revistas setorizadas na América Latina.

Receba Nossa Newsletter

Seu nome completo

Seu e-mail

Sim, eu quero receber comunicações do Grupo Cipa Fiera Milano
Sim, eu quero receber comunicações dos parceiros do Grupo Cipa Fiera Milano
Sim, eu concordo com os termos de uso e com a Política de Privacidade do Grupo Cipa Fiera Milano

Fale Conosco

Avenida Angélica, 2491 – 20 andar – Cj. 204

Telefone:
+55 11 5585.4355
+55 11 3159-1010

E-mail: info@fieramilano.com.br

Website: www.cipafieramilano.com.br

Copyright by Exposec 2021. All Rights Reserved.