O Aeroporto Internacional de Florianópolis começou a testar reconhecimento facial no começo de outubro. O objetivo é avaliar a tecnologia em um projeto-piloto do governo federal, já que o Ministério da Infraestrutura quer implantar o processo em todo o país.
A assessoria da pasta explica que tecnologias de reconhecimento e identificação, além do embarque automático, já existem e funcionam nos portões eletrônicos (e-gates), mas ainda não está estruturado um sistema nacional unificado.
A ideia é que o novo projeto possa checar e validar passageiros com base em diferentes bancos de dado do governo, a começar inicialmente pela carteira de motorista (CNH).
Os testes do projeto-piloto passam a ser realizados com passageiros voluntários da Latam. A identidade é confirmada no momento do check-in eletrônico, com o uso de uma foto do bilhete aéreo. O embarque no avião acontecerá por meio de biometria, sem a necessidade de apresentar documentos.
A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo brasileiro. O serviço desenvolveu um app que permite cadastrar uma foto junto ao CPF dos viajantes.
FONTE:
SECURITY