A solenidade de abertura da 23ª Exposec – Feira Internacional de Segurança foi marcada, na manhã desta terça-feira (7), pela assinatura do memorando de entendimento entre o Centro da Inovação da Universidade de São Paulo – Inova/USP e a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança – ABESE, que realiza a feira em parceria com a Fiera Milano Brasil.
O acordo, que visa incentivar a Pesquisa e Desenvolvimento na área de segurança eletrônica, se encaixa perfeitamente na proposta da exposição, que reúne 800 marcas expositoras, de apresentar as inovações tecnológicas do segmento e debater o futuro do setor, segundo Maurício Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil.
Selma Migliori, presidente da ABESE, destacou, durante seu discurso, que as parcerias são essenciais para estimular o desenvolvimento de novas tecnologias. “É por isso que realizamos a assinatura do convênio, com a meta de promover a evolução dos sistemas de segurança eletrônicos”.
Marcelo Knörich Zuffo, coordenador do Inova/USP, lembrou que o projeto é um espaço que visa agregar e integrar laboratórios e diversas iniciativas em um ambiente multidisciplinar dedicado ao desenvolvimento de pesquisa e inovação”.
Na solenidade, Macedo reiterou que as feiras de negócios são importantes indutores de desenvolvimento econômico, não só pelos negócios gerados nos corredores e estandes, mas também pelo efeito multiplicador que exercem ao movimentarem a hotelaria, a gastronomia, o comércio e toda a cadeia produtiva do turismo e serviços nas suas cidades de realização. O executivo também aproveitou a ocasião para agradecer ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que foi representado pela secretária municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, “pela receptividade com que nos acolheu durante a reunião da Ubrafe – União Brasileira dos Promotores de Feiras e Eventos de Negócios – para a assinatura do Protocolo de Intenções que visa a realização de uma série de ações coordenadas entre o poder público e os representantes do setor para posicionar São Paulo como destino referência para as feiras e eventos de negócios”.
“Acreditamos muito no potencial da nossa atividade e ficamos felizes pela abertura e espaço para trabalharmos ações que potencializam, ainda mais, o protagonismo da cidade de São Paulo como a capital das feiras na América do Sul”, afirmou.
Já a presidente da ABESE iniciou seu discurso pedindo um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Covid-19. Ela destacou os desafios enfrentados pelo mundo durante a pandemia. “Após dois anos sem a possibilidade de promover essa feira, aqui estamos conectados para dar início à 23ª edição da Exposec, a maior feira de segurança da América Latina. Percebi que essa conexão é mais forte do que eu mesma imaginava. É comum a todos os atores aqui presentes. É sólida, e é carregada de propósito. Mas qual propósito? Cuidar do próximo!”
A secretária Municipal de Segurança Urbana, lembrou que vivemos ainda um momento de recuperação e que “a feira é um momento importante para se debater essa grande pauta que é a segurança do cidadão, das empresas”. “Com um evento da grandeza da Exposec ganhamos nós e ganha o cidadão”, afirmou.
Também presente ao evento, o General João Camilo Pires de Campos, secretário de Estado da Segurança Pública, que representou o governador Rodrigo Garcia, destacou o uso cada vez maior de tecnologia pelas forças de segurança estaduais e os programas, como o Detecta, que reúne informações sobre o setor disponibilizadas para todas as organizações. “A tecnologia tem a capacidade de multiplicar o poder de polícia e aumentar a segurança dos cidadãos”.
Ilha de Startups mostra as diversas aplicações da Inteligência Artificial na segurança patrimonial
Ter uma proposta de negócio inovadora e com um grande potencial de crescimento, utilizando a tecnologia como base. Assim as startups ganharam um espaço próprio na 23ª Exposec, que teve início nesta terça-feira (7) e prossegue até quinta-feira (9) no São Paulo Expo. Escolhidas em uma chamada feita pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança – ABESE para integrarem a Ilha de Startups, essas empresas apostam na visibilidade da feira para conseguir clientes e, quem sabe, investidores.
Desenvolvida pela startup Intralab IO, a inteligência artificial Lucy é a primeira que integra segurança, automação e monitoramento. Com um modelo B2B, a solução possibilita com que empresas de segurança eletrônica possam atender às demandas mais específicas do consumidor final. A plataforma Lucy interage com mais de 40 dispositivos de diferentes fabricantes e segue se desenvolvendo para absorver novas necessidades de maneira customizada para diferentes cenários.
Alexandre Caravieri, diretor Comercial da Intralab IO, conta que a Lucy está no mercado desde o início de janeiro. “É a primeira feira que estamos apresentando esta solução, e é um momento importante, pois o mercado está iniciando a recuperação”.
Com foco em cidades inteligentes, a Omnicog tem como objetivo utilizar a inteligência artificial para nortear decisões relacionadas a trânsito, turismo, educação e segurança pública. A startup é focada no conceito de smart cities com solução tecnológica que auxilia a visão humana na otimização da gestão de uma série de necessidades relevantes. Na prática, o algoritmo aplicado à gestão pública, por exemplo, ajuda a analisar preventivamente problemas de rodovias como buracos e sinalização, além de comportamento irregular de condutores, dentre outras possibilidades.
Com clientes de peso como Ecovias e Entrevias, duas concessionárias de rodovias no Estado de São Paulo, a Omnicog vê na Exposec a oportunidade de ganhar mais visibilidade e ter contatos com possíveis investidores. “A feira é uma ocasião importante para mostrarmos nosso produto para compradores em potencial e quem sabe para investidor”, garante Fernanda Gomes, Inside Sales da Startup.
Já a Noleak Defence oferece a otimização de recursos na central de monitoramento para que as empresas cresçam de maneira sustentável através da Inteligência Artificial (IA) Ágatha, que reconhece padrões e gera alertas. De acordo com André Vianna, Executivo Comercial da startup, trata-se de um sistema auxiliar na estrutura de segurança de condomínios e empresas. “Ela identifica um veículo andando na contramão, uma pessoa entrando pelo acesso dos carros ou uma moto com piloto parada por muito tempo em um local ermo e dá o alerta, identificando como um potencial perigo. Ou seja, ela detecta o risco antes que aconteça algo”.
Todos têm oportunidade de operar drones na Exposec 2022
A Arena Drone, uma das atrações já consolidadas da Feira Internacional de Segurança e que tem atraído a atenção do público no São Paulo Expo, oferece aos visitantes exibições dos novos equipamentos da Gohobby, empresa especializada em drones, que está no mercado brasileiro desde 2010. Além disso, todos têm a oportunidade de operar os equipamentos usados para entretenimento e treinamento de pilotagem. De acordo com Diego Queiroz, que coordena a Arena, essa é uma boa oportunidade para um primeiro contato com essa tecnologia que ganha cada dia mais adeptos tanto para o lazer como para segurança.
Serviço
Exposec 2022
Data: 7 a 9 de junho
Horário: das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rod. dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, são Paulo – SP
Credenciamento pelo Site
Sobre a Fiera Milano Brasil
A Fiera Milano Brasil, filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes, tornou-se sócia majoritária da Cipa do Brasil em 2011, dando origem à Cipa Fiera Milano, e a partir de 2022 à Fiera Milano Brasil. No Brasil, são realizadas nove feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tratamentos de superfície, esquadrias, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fire Show, Fesqua, Ecoenergy, Reatech e Ebrats.
Sobre a ABESE
Fundada em 1995 a ABESE é uma associação empresarial de âmbito nacional e sem fins lucrativos, representante das empresas de sistemas eletrônicos de segurança, que lidam com diversos tipos de tecnologias disruptivas como leitores faciais, rastreadores, videomonitoramento, controles de acesso, o que envolve portarias remotas, dentre outros recursos voltados para a otimização da segurança, promovendo segurança inteligente.
Informações para a Imprensa ABESE:
Trópico Comunicação
Adriana Fernandes – (11) 9 9963-2930 | adriana@tropicocomunicacao.com.br
Diogo Oliveira – cel: (11) 9 7270-4107 | redacao@tropicocomunicacao.com.br
Informações para Imprensa
2PRÓ Comunicação
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br – (11) 3030-9404 | 98378-3888
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br – (11) 3030-9463 | 99228-7836