Smart Sampa, BOPE-RJ, Polícia Militar de São Paulo e soluções de inteligência para segurança pública e corporativa marcaram o primeiro dia da feira
A EXPOSEC 2026 começou nesta segunda-feira com intensa movimentação de visitantes, corredores cheios e debates sobre o futuro da segurança pública e privada. Realizada no São Paulo Expo, a maior feira de segurança da América Latina reuniu autoridades, especialistas e empresas para discutir temas como inteligência artificial, monitoramento inteligente, gestão de riscos, combate ao crime organizado e transformação digital do setor.
Um dos destaques da programação foi a participação do Coronel Marcelo Corbage, Comandante do BOPE do Rio de Janeiro, que abordou o papel estratégico da segurança dentro das organizações e a necessidade de aproximar a gestão de segurança dos tomadores de decisão das empresas.
Durante sua participação na Exposec Arena, Corbage destacou que a segurança não deve ser encarada apenas como um centro de custos, mas como uma ferramenta capaz de gerar valor para os negócios por meio da redução de perdas, mitigação de riscos e fortalecimento da competitividade.
Segundo o comandante, cabe aos gestores de segurança demonstrarem aos executivos o impacto financeiro e estratégico das ações preventivas, traduzindo indicadores de risco e proteção em resultados concretos para as empresas.
“O profissional de segurança precisa mostrar onde pode contribuir para a redução de custos e para a prevenção de perdas. Quando a segurança fala a linguagem do negócio, ela passa a ser vista como investimento e não apenas como despesa”, destacou.
Outra área de grande interesse do público foi o estande do Smart Sampa, programa de monitoramento inteligente da cidade de São Paulo que vem transformando a atuação da segurança pública por meio da tecnologia. Nesta edição a GCM apresenta uma mini central de monitoramento, que reproduz, em escala reduzida, o funcionamento do programa paulistano. A ferramenta já conta com 50 mil câmeras inteligentes posicionadas em pontos estratégicos da capital, com tecnologia de reconhecimento facial, permitindo a identificação e prisão de foragidos da Justiça e a localização de pessoas desaparecidas. Desde novembro de 2024, o Smart Sampa já possibilitou a captura de mais de 3.000 foragidos da Justiça, a prisão em flagrante de mais de 5.000 criminosos, além da localização de mais de 210 pessoas que estavam desaparecidas.
Representando a iniciativa, a subinspetora Mara Marta apresentou o SmartDog, equipamento robótico equipado com câmeras inteligentes, reconhecimento facial, inteligência artificial e sensores térmicos. A tecnologia utiliza a mesma infraestrutura empregada nas câmeras do Smart Sampa e auxilia na identificação de foragidos da Justiça, localização de pessoas desaparecidas e apoio às operações em grandes eventos.
Segundo a subinspetora, o equipamento tem capacidade de acessar áreas de difícil circulação para equipes convencionais e atua no monitoramento de focos de calor, auxiliando ações preventivas e de emergência.
“O SmartDog tem se mostrado uma ferramenta importante para ampliar a capacidade operacional da Guarda Civil Metropolitana e reforçar a segurança em grandes eventos e espaços públicos”, explicou.
A integração entre tecnologia e segurança também esteve presente na participação do Batalhão da ROTA do Estado de São Paulo. O Subtenente Heleno, da ROTA, apresentou equipamentos utilizados nas operações da corporação e destacou como recursos tecnológicos vêm ampliando a eficiência das ações policiais.
Drones, sistemas avançados de comunicação, armamentos modernos e ferramentas de apoio tático foram apontados como alguns dos recursos que contribuíram para a evolução das operações ao longo das últimas décadas.
Com 37 anos de carreira, o policial ressaltou que a constante evolução tecnológica tem sido fundamental para fortalecer o combate ao crime organizado e oferecer melhores condições de atuação às equipes em campo.
“A tecnologia evolui muito rapidamente e hoje temos recursos que facilitam significativamente nosso trabalho operacional. Isso impacta diretamente a eficiência e a segurança das equipes”, afirmou.
Com centenas de marcas expositoras, demonstrações tecnológicas, arenas de conteúdo e participação de especialistas de todo o país, a EXPOSEC 2026 segue até dia 03, quarta-feira no São Paulo Expo.
EXPOSEC 2026
Data: 1 a 3 de junho de 2026 Horário: das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda – São Paulo (SP) Mais informações: www.exposec.tmp.br




