flag_br-1.png

10 a 12 Junho 2025 | São Paulo Expo - SP
13h às 20h

Fiera Milano Brasil

Exposec 2024: Arena ABESE demonstra inovações para Safe City

O espaço reunirá novidades para cidades e dará início à projeto da USP para transferir tecnologia brasileira que reduz custos na fabricação de soluções

E se ao invés de ter que pedir reforços, a central de inteligência da polícia recebesse em tempo real um alerta caso um tiro fosse disparado pela arma do agente ou se ele fosse atingido por um projétil? A Arena ABESE na 25ª edição da Exposec mostrará que essa e outras soluções já são possíveis graças à segurança eletrônica. Com curadoria da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, realizadora do evento, o espaço mostrará como a segurança pública poderá proteger a vida dos cidadãos nos próximos anos.

“A tecnologia está no centro do debate sobre segurança pública e privada. As soluções evoluíram de uma abordagem reativa para uma proativa. Na prática, isso significa que os recursos conseguem evitar ocorrências ou reagir de maneira autônoma e imediata, antes mesmo que alguém peça ajuda ou chegue ao local. E não estamos mais falando sobre um futuro utópico, essas soluções já estão disponíveis e prontas para salvar vidas”, explica a presidente da Abese, Selma Migliori.

Inteligência Artificial para segurança urbana

Na Arena, será apresentado um sistema de inteligência às armas e coletes balísticos da Tracktum, tornando o porte e manuseio mais seguros. O sistema é baseado em uma tecnologia inovadora de hardware e uma solução de software que permitem monitorar remotamente, em tempo real, a localização das armas e coletes balísticos, receber alertas e armazenar informações importantes para prevenir acidentes e crimes. Os sensores enviam um alerta para a central de monitoramento caso a arma dispare ou o agente policial seja atingido por um tiro.

No espaço, também estará exposto um veículo com blindagem avançada, projetado para resistir a ataques, e equipado com um sistema de rastreamento avançado da Allcom que acompanha e mostra as condições do veículo em tempo real, além de câmeras com inteligência artificial que monitoram o motorista e o ambiente externo, capazes de identificar comportamentos de risco no volante ou redor do automóvel, alertando as autoridades imediatamente.

Os algoritmos avançados de IA também são o destaque da solução apresentada pela WeSafer. A marca mostrará como as imagens são capazes de identificar situações anormais de maneira autônoma, como aglomeração, brigas e gerenciamento de veículos através de leitura de placas. Assim, tanto da segurança pública, como da segurança privada, pode contar com alertas em tempo real com informações importantes para tomadas de decisões mais adequadas a cada cenário, gerando assim respostas mais eficientes.

A Scati apresentará as câmeras ThermalScan, para ambiente externo com característica de cobertura 360° que são capazes de detectar, reconhecer e rastrear um número ilimitado de alvos (pessoas, veículos, etc.) automaticamente, em longas distâncias, mesmo nas condições climáticas mais adversas e na escuridão total, fornecendo imagens de alta resolução.

Essas câmeras cobrem áreas a vários quilômetros de distância (2 km para pessoas, 4 km para carros e 8 km para navios) sem deixar pontos cegos, por sua rotação de alta velocidade e ao uso de tecnologia avançada de estabilização óptica de imagem.

USP compartilha tecnologia com fabricantes brasileiras

A Arena ABESE também será palco da próxima fase do programa de transferência tecnológica para as empresas do segmento, uma iniciativa da Abese em parceria com a Unidade de Inovação da Universidade de São Paulo (InovaUSP). Nesta edição, o programa Abese LABS apresentará as soluções do sistema Sentinela utilizando a placa Labrador do programa Caninos Loucos, uma tecnologia de inteligência artificial brasileira.

“No evento, vamos lançar uma pesquisa para mapear as empresas de segurança eletrônica nacionais e, assim, ajustar o programa para uma nova fase de transferência tecnológica. O objetivo é compartilhar esta tecnologia, que já é utilizada na área de segurança, para permitir com que as empresas desenvolvam seus produtos de forma mais rápida, com redução de custos e aumento de performance, tudo com a proteção de uma tecnologia nacional garantida pela maior universidade do Brasil”, comenta Selma Migliori.

Diferente de outros dispositivos, as tecnologias utilizadas nas placas abertas do programa Caninos Loucos não são descontinuadas, garantindo os investimentos das empresas nacionais no desenvolvimento de seus produtos. Uma vez que a placa aberta de hardware é utilizada nos produtos da empresa, o produto torna-se exclusivamente propriedade da empresa, possibilitando a patente e a segurança da propriedade intelectual.

Safe City: Cidades seguras e inteligentes 

Toda a curadoria de soluções se guiou pelo conceito de Safe Cities – ou seja, cidades que utilizam a tecnologia para se tornarem mais seguras. Dentre as outras novidades, a Abese ainda apresentará soluções para portarias remotas em condomínios da Atende Portaria, armários inteligentes para o recebimento de encomendas e pacotes de maneira autônoma e segura da Click Retire, entre outras soluções que serão demonstradas na prática.

“As tecnologias selecionadas mostram que a inovação desempenha um papel crucial na construção de cidades mais seguras. O maior benefício de uma cidade estruturada a partir da tecnologia para o combate e prevenção de ocorrências vai desde eficiência operacional, diminuição da criminalidade, até a maior qualidade de vida para os habitantes. É muito importante que os municípios e seus governantes possam ter acesso a essas informações porque a tecnologia é a grande aliada da administração pública para proteger mais pessoas sem renunciar à sustentabilidade orçamentária”, finaliza a presidente da Abese.

A Arena ABESE acontece durante a 25ª edição da Exposec, que ocorre entre os dias 4 e 6 de junho, no Expo São Paulo, na capital paulista. O evento, maior vitrine de tecnologia de segurança da América Latina, é gratuito para profissionais do setor de segurança e para se inscrever, acesse: http://exposec.tmp.br

 

 

Serviço

Exposec – Feira Internacional de Segurança 2024

Data: 4 a 6 de junho

Horário: das 13h às 20h

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rod. dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP

 

Contato de imprensa ABESE:

🎙️ Adriana Fernandes
(11) 9 9963-2930
adriana@tropicocomunicacao.com.br

🎙️ Fernando Oller
(11) 9 7338-5023
oller@tropicocomunicacao.com.br

 

 

 

Compartilhe este Conteúdo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Plus loading...

Abrir bate-papo
1
Exposec
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?