01 a 03 Junho 2026 | São Paulo Expo - SP
13h às 20h

Fiera Milano Brasil
ABESE 30 Anos

01 a 03 Junho 2026 | São Paulo Expo - SP
13h às 20h

Exposec 2025 destaca inovações tecnológicas na segurança pública

Secretário Municipal de Segurança Urbana de São Paulo, Orlando Morando, e de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Sandro Caron, apresentaram cases de sucesso

O painel sobre segurança pública promovido pela Exposec 2025 trouxe aos participantes novos modelos de monitoramento e identificação em tempo real para segurança da população. Os avanços tecnológicos implantados pelos governos municipal de São Paulo e estadual do Rio Grande do Sul foram apresentados pelos secretários Orlando Morando e Sandro Caron, respectivamente, na tarde desta terça-feira, 10 de junho, inaugurando os encontros na Arena de Conteúdo Exposec.

Primeiramente, o secretário Municipal de Segurança Urbana de São Paulo, Orlando Morando, falou sobre o carro-chefe do poder público paulista para combater a criminalidade e identificar suspeitos, foragidos, pessoas desaparecidas e carros roubados, o programa Smart Sampa. “É o maior e mais completo sistema de monitoramento implantado na cidade. A dinâmica funciona com a instalação de câmeras por todo o município, em pontos estratégicos, equipadas com sistema de inteligência artificial e reconhecimento facial. As imagens estão conectadas aos bancos de dados de órgãos públicos para identificação em tempo real”, começou explicando o secretário.

Desde o início de 2025, o Smart Sampa completou mais de 30 mil câmeras distribuídas por endereços selecionados conforme a quantidade de ocorrências registradas. “As zonas Leste e Central da cidade têm mais equipamentos não só pelo alto número de roubos e furtos, mas também devido a maior circulação de pessoas”, disse Morando. O sistema consegue monitorar cerca de 7 milhões de placas de veículos e 10 milhões de faces e comparar com registros em bancos de dados da Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU, e órgãos de trânsito como CET, por exemplo.

O sistema emite um alerta caso seja encontrado algum veículo com queixa de roubo ou, no caso da face, quando houver uma similaridade acima de 92%. Então, o agente de segurança mais próximo do local onde foi registrado o aparecimento é acionado. “Os registros de tempo médio mostram que, em cerca de 10 minutos, o agente chega ao local onde foi emitido o alerta para verificar”, falou.

Além de identificar indivíduos procurados pela polícia, o sistema reconhece pessoas dadas como desaparecidas e também emite alertas de intrusão, vandalismo e furtos. Todas as faces são registradas e, em caso de não-ocorrência, descartadas. “A agilidade no envio das informações alcançou metas expressivas nestes seis meses com a queda de 14,9% de roubos contra a pessoa e 17,3% em furtos de veículos. Somente a presença das câmeras nas ruas inibe o criminoso e proporciona ao cidadão uma sensação maior de segurança”, resumiu Orlando Morando.

O sucesso do Smart Sampa incentivou o desenvolvimento de novas ideias e a definição dos próximos passos. “A expansão do programa visa a instalação de mais câmeras em ônibus e motocicletas da Polícia Militar, que vão identificar motocicletas roubadas ou que estão em nome de indivíduos foragidos pela placa e antecipar a necessidade da abordagem, ganhando tempo e eficácia”, concluiu o secretário paulista.

Programa RS Seguro

O secretário de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Sandro Caron, falou sobre o RS Seguro, plataforma desenvolvida e lançada em 2019 pelo governo gaúcho. “O RS Seguro tem como base três diretrizes estruturantes, conhecidas como os “Três I’s”: Integração, Inteligência e Investimento Qualificado. Este último é totalmente direcionado para tecnologia, que vem desde os bloqueadores de sinais de celular em presídios até o monitoramento intensivo. Para isso, criamos a Plataforma GESeg (Gestão de Estatística em Segurança). Esse backbone de segurança nada mais é que a estrutura central que suporta e conecta as diferentes partes de um sistema, organização e processos”, explicou o secretário.

O sistema funciona alimentado por dados de ocorrências e é atualizado diariamente. “A ferramenta unifica estatística e tecnologia para maior efetividade na prevenção e inibição de ocorrências”, falou. Com base nas informações, a GESeg faz cálculos automáticos e fornece relatórios em padrões visuais como gráficos e mapas de calor. “É possível visualizar facilmente locais, datas, horários e tipos de crimes com maior incidência para poder priorizar pontos de atenção”, concluiu.

O secretário Caron ainda explicou como funciona a Ciência de Dados do projeto, que passa por constante aperfeiçoamento e detalhamento. “O processo começa identificando quais os municípios têm mais índices de violência e criminalidade no Estado. Depois, quais bairros destes municípios tem maior incidência. O detalhamento permite que a patrulha seja intensificada nestes locais de acordo com os dados coletados e a ação de combate é extremamente mais eficaz e direcionada”, finalizou.

 

Sobre a Fiera Milano Brasil

A Fiera Milano Brasil é a subsidiária brasileira da Fiera Milano, um dos maiores grupos internacionais na organização de feiras e congressos, com sede na Itália e presença global, responsável por reunir anualmente cerca de 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes em seus eventos. Com expertise internacional e profundo conhecimento do mercado local, a Fiera Milano Brasil oferece plataformas estratégicas para geração de negócios, networking qualificado e lançamento de tendências, conectando marcas, profissionais e soluções em ambientes inovadores e altamente profissionais. Realiza ao total, dez feiras que abrangem diversos setores da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde ocupacional, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outros. Entre as principais marcas do portfólio estão a Exposec, Fisp, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Fruit Attraction São Paulo — em parceria com a IFEMA Madrid —, Reatech, Tubotech, wire Brasil e Esquadria Show — esta última realizada em parceria com a NürnbergMesse Brasil.

Mais informações: www.fieramilanobrasil.com.br
Sobre a ABESE

A ABESE – Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança é a principal entidade representativa do setor de segurança eletrônica no Brasil. Com mais de 20 anos de atuação, a ABESE reúne empresas que desenvolvem e integram soluções em videomonitoramento, controle de acesso, alarmes, sensores, automação, entre outras tecnologias voltadas à proteção patrimonial, pessoal e pública. A entidade atua ativamente na formulação de políticas públicas, regulamentações e programas de capacitação, além de promover a inovação e o crescimento sustentável do setor. Como realizadora da Exposec, a ABESE reforça seu compromisso com o avanço tecnológico, a valorização profissional e o fortalecimento do ecossistema nacional de segurança eletrônica.

 

Assessoria de imprensa: Estilo Press  
Euracy Campos / euracycampos@estilopress.com.br

(11) 94790-5748

Vitória Ribeiro / pauta@estilopress.com.br

(19) 99860-6800

Sara Helane / conteudo@estilopress.com.br

(19) 99766-4357

Júlia Lima / jornalista@estilopress.com.br

(11) 3031-1701

Compartilhe este Conteúdo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha Plus loading...

Abrir bate-papo
1
Exposec
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?