Soluções inovadoras focadas no mercado brasileiro buscam reduzir prejuízos que ultrapassam R$ 1 bilhão ao ano com crimes no setor de transportes.
Empresas participantes da 26ª edição da Exposec – Feira Internacional de Tecnologia em Segurança –, organizada pela Fiera Milano Brasil e realizada pela ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), estão lançando produtos e soluções desenvolvidos para enfrentar dois dos maiores desafios logísticos do país: os roubos e furtos de veículos e cargas. O evento tem como foco principal a convergência entre segurança, tecnologia e conectividade. Muitas dessas inovações foram projetadas especialmente para as características do mercado nacional, marcado por altos índices de criminalidade e uso frequente de bloqueadores de sinal.
De acordo com dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), os prejuízos com roubos de cargas no Brasil ultrapassaram R$ 1,2 bilhão em 2023. A região Sudeste concentrou 83,6% das ocorrências, com destaque para São Paulo (45,8%) e Rio de Janeiro (25%). Em fevereiro de 2025, o estado do Rio registrou um aumento de 99% nos casos de roubo de carga em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo o Instituto de Segurança Pública do RJ (ISP-RJ).
Soluções pensadas para o Brasil
A Queclink é um dos destaques do evento, com soluções de rastreamento e recuperação de veículos e cargas desenvolvidas com foco em redundância e resistência a interferências. “No Brasil, é comum o crime organizado utilizar jammers, que bloqueiam o sinal do rastreador, impedindo a comunicação com a central. Por isso, desenvolvemos sistemas anti-jammer para enfrentar essa realidade”, explica Marcelo Orsi, diretor comercial da empresa.
Ele ressalta a necessidade de soluções com redundância para atender ao mercado local. “É uma exigência. Os índices de roubo de carga são muito elevados, então as soluções precisam ser pensadas para essa realidade”, afirma.
A Arquia, por sua vez, apresenta a Plataforma Movit, que se destaca por recursos avançados como cerca poligonal ilimitada, roteirização com mapas do Google e compatibilidade com mais de 100 modelos de rastreadores. A solução também permite personalização com a marca do cliente. Entre os dispositivos apresentados está o TRX-16, que oferece localização precisa, bloqueio remoto do motor, comunicação LTE Cat 1, envio de comandos via SMS, alertas inteligentes e histórico detalhado de rotas. “Podemos oferecer aos clientes um sistema integrado de software e hardware. Além disso, há uma demanda por conectividade segura e um pós-venda eficiente”, afirma Eduardo Resende, diretor de marketing da Arquia.
A Fulltime apresenta na Exposec sua plataforma F/Work, que vai além do controle de jornada ao incorporar checklists, macros e comunicação em tempo real. A empresa também destaca o F/Fleet, uma solução completa para gestão de abastecimento, pneus, estoque e documentos, além do F/Mobile, agora com videotelemetria ao vivo.
Com tecnologia nacional e produção internacional, a Getrak destaca que seus produtos são projetados exclusivamente para o mercado brasileiro. “Embora a fabricação ocorra na China, toda a concepção dos projetos é feita no Brasil, com foco nas nossas necessidades”, afirma Pedro Costa, gerente de marketing da marca. Ele observa que, diferentemente de países mais desenvolvidos, onde os veículos já saem de fábrica com rastreadores, no Brasil isso ainda é incomum devido ao custo.
Durante o evento, a empresa lança o GTK On 4G e apresenta novidades na Plataforma Getrak, como os novos módulos de Gestão de Estoque e Painel Financeiro.
Conectividade e resistência para áreas remotas
A BWS IoT lança sua nova linha híbrida NB2+LoRa, com comunicação redundante, baixo consumo de energia, longa duração da bateria e resistência a interferências — ideal para operações em áreas remotas ou sujeitas ao uso de bloqueadores. Segundo a empresa, essa solução representa um avanço importante na conectividade IoT aplicada à recuperação e monitoramento de ativos.
Entre as novidades, a Install Tracker Store exibe dispositivos de rastreamento baseados em AirTags, central de atendimento 24 horas, novos hardwares com telemetria embarcada, software de monitoramento com interface moderna e uma linha atualizada de bloqueadores e antifurtos. As soluções atendem empresas de rastreamento, locadoras, transportadoras, varejo automotivo e operações M2M, com foco em eficiência e segurança.
A empresa britânica Eseye apresenta o Global AnyNet, plataforma de conectividade presente em 190 países. De acordo com a companhia, a solução garante o funcionamento contínuo de sistemas instalados em frotas de caminhões. “Durante períodos de inatividade, os dispositivos mudam automaticamente de rede para encontrar o melhor sinal. Isso permite 95% de tempo ativo, com redução de 80% nas paradas não planejadas”, explica Ana Carolina Bussab, CEO da empresa no Brasil.
Videotelemetria e IA ganham força no rastreamento
A V3, especializada em gestão de frotas, apresenta uma solução completa de videotelemetria voltada para empresas de rastreamento, com coleta de dados em tempo real, análises detalhadas e operação em uma plataforma whitelabel. As câmeras prometem alto desempenho com economia, enquanto a plataforma oferece personalização visual, integração via API, acesso por dispositivos móveis e armazenamento seguro de histórico.
A Vtraxx, que lança sua nova identidade visual durante a feira, destaca a evolução do Opentraxx — uma plataforma all-in-one que integra Inteligência Artificial para análise de imagens aos dispositivos MDVR, com foco em segurança embarcada. A empresa também anuncia parceria com o banco alemão Grenke, oferecendo planos de financiamento entre 24 e 36 meses, facilitando o acesso às tecnologias.
Tecnologia brasileira como diferencial estratégico
A Virtueyes reforça a importância do desenvolvimento local como diferencial competitivo. “Nossos produtos são feitos sob medida para os desafios enfrentados pelos nossos clientes. É por isso que investimos em tecnologia própria, desenvolvida aqui no Brasil”, afirma Israel Peixoto, CTO da empresa.
Entre os destaques da Virtueyes estão os chips NEO Claro e NEO Multi, que alternam automaticamente entre operadoras conforme a frequência de sinal, além da plataforma de gestão de dispositivos em tempo real, Virtueyes V.Eye. “Mesmo que a carga seja levada, nossos dispositivos permitem rastreamento posterior, com altas taxas de recuperação”, completa Peixoto.
Sobre a Fiera Milano Brasil
A Fiera Milano Brasil é a subsidiária brasileira da Fiera Milano, um dos maiores grupos internacionais na organização de feiras e congressos, com sede na Itália e presença global, responsável por reunir anualmente cerca de 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes em seus eventos. Com expertise internacional e profundo conhecimento do mercado local, a Fiera Milano Brasil oferece plataformas estratégicas para geração de negócios, networking qualificado e lançamento de tendências, conectando marcas, profissionais e soluções em ambientes inovadores e altamente profissionais. Realiza ao total, dez feiras que abrangem diversos setores da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde ocupacional, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outros. Entre as principais marcas do portfólio estão a Exposec, Fisp, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Fruit Attraction São Paulo — em parceria com a IFEMA Madrid —, Reatech, Tubotech, wire Brasil e Esquadria Show — esta última realizada em parceria com a NürnbergMesse Brasil.
Mais informações: www.fieramilanobrasil.com.br
Sobre a ABESE
A ABESE – Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança é a principal entidade representativa do setor de segurança eletrônica no Brasil. Com mais de 20 anos de atuação, a ABESE reúne empresas que desenvolvem e integram soluções em videomonitoramento, controle de acesso, alarmes, sensores, automação, entre outras tecnologias voltadas à proteção patrimonial, pessoal e pública. A entidade atua ativamente na formulação de políticas públicas, regulamentações e programas de capacitação, além de promover a inovação e o crescimento sustentável do setor. Como realizadora da Exposec, a ABESE reforça seu compromisso com o avanço tecnológico, a valorização profissional e o fortalecimento do ecossistema nacional de segurança eletrônica.
Assessoria de imprensa: Estilo Press
Euracy Campos / euracycampos@estilopress.com.br
(11) 94790-5748
Vitória Ribeiro / pauta@estilopress.com.br
(19) 99860-6800
Sara Helane / conteudo@estilopress.com.br
(19) 99766-4357
Júlia Lima / jornalista@estilopress.com.br
(11) 3031-1701