O tema da Inteligência Artificial foi destaque durante todo o evento, e o último encontro aprofundou o assunto com especialistas na área.
A Exposec 2025 encerrou a edição deste ano com um dos painéis mais esperados por profissionais, visitantes e expositores: “Os Benefícios da IA em Soluções de Segurança”. Os palestrantes convidados também abordaram conectividade e segurança para aplicações financeiras em nuvem. Luciano Pope, CEO da empresa Time is Money — pioneira no Brasil na implantação de um software de monitoramento de produtividade em tempo integral, com armazenamento dos dados coletados em nuvem — foi o primeiro a falar na Arena de Conteúdo Exposec.
“Primeiramente, quero parabenizar a organização do evento pelo espaço da Arena. A escolha dos temas e palestrantes foi certeira e alinhada com os interesses de todo o setor. Cada vez mais interessados virão para absorver o conhecimento aqui compartilhado”, afirmou.
Também participaram Diego Aguiar, Head da Qualcomm no Brasil; Marcio Fabozi, CEO da Allcom Telecom; e André Gildin, VP de Estratégia da ABRIA. Após o painel, a Arena contou com a palestra de Marcelo Marsigliese, especialista em mensagens para negócios da META e WhatsApp, e Luiz Ramalho, criador e CEO da assistente financeira Magie.
Luciano Pope classificou o funcionamento do Time is Money como uma ferramenta que une IA a sensores inteligentes para monitorar o desempenho e as ações, em tempo real, dos colaboradores de uma empresa. “Assim que é instalado, o Time is Money acompanha tudo que é digitado, acessado, buscado e compartilhado nos computadores da empresa. Além disso, grava em vídeo o que é exibido no monitor e analisa o comportamento dos usuários, tempo de inatividade e assuntos abordados em conversas e e-mails”, explicou. “Claro, antes de utilizar, empregado e empregador assinam um termo de ciência do monitoramento completo”, concluiu.
O Time is Money representa bem o tema do painel. A IA é totalmente direcionada à segurança da empresa: emite alertas, identifica comportamentos suspeitos e determina padrões de comportamento humano na rotina diária. “Nossa IA embarca numa solução de segurança, previne e reconhece fraudes financeiras e contábeis, desvio de informações, atos internos de má conduta e baixa produtividade causada por falhas no controle de processos, gestão de presença e monitoramento de atividades. É a ferramenta perfeita para evitar que a empresa tenha perdas financeiras, impacto na reputação, retrabalho desnecessário e queda na eficiência operacional e na governança corporativa. Além disso, protege a empresa de riscos legais”, disse Pope.
Marcio Fabozi afirmou, em seguida, acreditar que a combinação de IA com soluções de segurança é eficaz para obter informações mais precisas e eficientes. “O universo da segurança digital segue um padrão que caminha para um aperfeiçoamento natural. A mudança dos ecossistemas deve seguir um curso de redes combinadas, e a IA acelera essa integração. A IA pode trocar dados entre redes públicas e privadas e se integrar com dispositivos e nuvem”, explicou o CEO.
Essa conectividade entre plataformas pode gerar novos padrões para a segurança cibernética e a privacidade do usuário. “O primeiro passo é observar os protocolos existentes para segurança no trabalho para, aí sim, implantar a solução mais aderente. É preciso identificar as falhas e aplicar tecnologias emergentes nas tarefas do dia a dia para resolvê-las”, disse Diego Aguiar. “O profissional tem que praticar o que eu chamo de ‘visão de IA’; portanto, a equipe precisa ser bem treinada e letrada no assunto para avaliar o impacto da solução”, concluiu.
André Gildin encerrou o painel apresentando alguns dados estatísticos sobre o cenário brasileiro de conectividade. Segundo ele, entre os 200 principais países com maior demanda e preocupação com cibersegurança, o Brasil ocupa a 20ª posição. “Essa realidade se deve ao grande número de dispositivos conectados. São cerca de 450 milhões no país, sendo 250 milhões de smartphones e 200 milhões entre notebooks, laptops e outros. Destes, apenas 20% acessam tecnologia 5G”, finalizou o mediador.
Segurança na nuvem e plataformas para aplicações financeiras
Dando sequência, Marcelo Marsigliese e Luiz Ramalho falaram sobre a parceria entre WhatsApp e Magie para a implantação de uma ferramenta segura para transações bancárias por meio do aplicativo. “O WhatsApp, é disparado, o meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros. Em uma pesquisa recente, 90% responderam que preferem o aplicativo para se comunicar com familiares, amigos e empresas, pela facilidade, praticidade e segurança. Ninguém quer mais fazer ligações ou mandar e-mails”, disse Marcelo.
Ele explicou que existem três versões do aplicativo disponíveis: o WhatsApp “comum”, mais utilizado pelo consumidor; o WhatsApp Business, que oferece algumas ferramentas para pequenos empreendedores; e o WhatsApp Business Platform, mais completo e robusto, ideal para conversas em grande escala e experiências mais sofisticadas. Daí surgiu a necessidade de integrar o aplicativo a uma IA com autonomia para garantir transações financeiras seguras. “As conversas são protegidas por criptografia de ponta a ponta. Ou seja, só quem envia e quem recebe a mensagem consegue ver seu conteúdo. Nem a META tem acesso a essas informações”, explicou. “Por isso buscamos um assistente que oferecesse a mesma confiabilidade. Daí surgiu a Magie”, afirmou.
Magie é a assistente de IA para pagamentos via PIX pelo WhatsApp, de forma fácil e segura. Desenvolvida por Luiz Ramalho, a Magie funciona dentro do aplicativo mediante um rápido cadastro. “O usuário aciona a segurança facial, insere os dados bancários e configura limites de pagamento, tempo de conexão, limite de uso, valor diário e mensal. Agora, ele pode utilizar o PIX pelo WhatsApp, sem precisar acessar o aplicativo do banco”, explicou.
O principal benefício de utilizar a IA Magie é a praticidade e a separação das movimentações via PIX dos demais dados bancários, como investimentos e empréstimos. “E também é discreta. Se alguém estiver olhando a tela do seu celular, verá apenas o WhatsApp — e não um aplicativo de banco. Ninguém percebe que você está lidando com finanças”, exemplificou Ramalho. “E a IA da Magie tem autonomia. Por exemplo, num restaurante, você tira uma foto da conta, envia para a Magie e pede para dividir pelo número de pessoas. Ela identifica a chave PIX do estabelecimento, faz o cálculo e paga somente sua parte”, contou.
O sistema é integrado ao Open Finance do Banco Central e aos maiores bancos, tradicionais e digitais. “As movimentações são 100% seguras. Já são mais de 100 mil usuários da Magie, que movimentaram mais de R$ 1 bilhão. A infraestrutura fornecida pelas instituições financeiras brasileiras é robusta, confiável e apresenta inúmeras possibilidades para o desenvolvimento de novas ferramentas financeiras seguras para uso em diversas plataformas”, finalizou.
Sobre a Fiera Milano Brasil
A Fiera Milano Brasil é a subsidiária brasileira da Fiera Milano, um dos maiores grupos internacionais na organização de feiras e congressos, com sede na Itália e presença global, responsável por reunir anualmente cerca de 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes em seus eventos. Com expertise internacional e profundo conhecimento do mercado local, a Fiera Milano Brasil oferece plataformas estratégicas para geração de negócios, networking qualificado e lançamento de tendências, conectando marcas, profissionais e soluções em ambientes inovadores e altamente profissionais. Realiza ao total, dez feiras que abrangem diversos setores da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde ocupacional, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outros. Entre as principais marcas do portfólio estão a Exposec, Fisp, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Fruit Attraction São Paulo — em parceria com a IFEMA Madrid —, Reatech, Tubotech, wire Brasil e Esquadria Show — esta última realizada em parceria com a NürnbergMesse Brasil.
Mais informações: www.fieramilanobrasil.com.br
Sobre a ABESE
A ABESE – Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança é a principal entidade representativa do setor de segurança eletrônica no Brasil. Com mais de 20 anos de atuação, a ABESE reúne empresas que desenvolvem e integram soluções em videomonitoramento, controle de acesso, alarmes, sensores, automação, entre outras tecnologias voltadas à proteção patrimonial, pessoal e pública. A entidade atua ativamente na formulação de políticas públicas, regulamentações e programas de capacitação, além de promover a inovação e o crescimento sustentável do setor. Como realizadora da Exposec, a ABESE reforça seu compromisso com o avanço tecnológico, a valorização profissional e o fortalecimento do ecossistema nacional de segurança eletrônica.
Assessoria de imprensa: Estilo Press
Euracy Campos / euracycampos@estilopress.com.br
(11) 94790-5748
Vitória Ribeiro / pauta@estilopress.com.br
(19) 99860-6800
Sara Helane / conteudo@estilopress.com.br
(19) 99766-4357
Júlia Lima / jornalista@estilopress.com.br
(11) 3031-1701